Aprovada no TCU a 17ª Rodada de Blocos Terrestres e Marítimos para gás natural e petróleo
Em 01/09, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a 17ª Rodada de Licitações de Blocos Terrestres e Marítimos para concessão das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural .
O certame será conduzido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Além de aprovar a documentação apresentada, o TCU fez recomendações de melhorias ao órgão responsável pela licitação. Assim, além das garantias mínimas para a existência da concessão, o TCU recomendou ao Ministério das Minas e Energia que sejam oportunamente estabelecidas medidas para o aperfeiçoamento dos procedimentos pré-licitatórios relacionados aos aspectos ambientais das áreas a serem ofertadas, com enfoque na segurança jurídica, para que não haja imprevistos na concessão. O foco no tema, sem dúvidas, tem relação com o importante conceito ESG, levando em consideração a relevância dos fatores ambientais, sociais e de governança.
Criada nova estrutura organizacional do MInfra
O governo federal editou decreto (Decreto nº 10.788/2021) que aprova a nova estrutura regimental do Ministério de Infraestrutura, comandado pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas.
Tal medida foi publicada no dia 08/09 e tem a finalidade de remanejar e transformar cargos em comissão e funções de confiança, alterando artigos e anexo do Decreto nº 9.660/2019. O novo Decreto prevê, ainda, a transformação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em Secretaria Nacional de Trânsito, passando este a exercer a função de secretaria nacional a partir de 16/09.
Segundo o Ministro, com a concessão de maior autonomia ao órgão, esta alteração visa a valorização da agenda pelo Governo Federal, mas preservando suas anteriores atribuições.
Êxito do Leilão no Amapá demonstra aumento da concorrência no setor de saneamento após novo marco legal
Em 02/09, foi realizado leilão para concessão plena de serviços de água e esgoto na área urbana dos 16 municípios do Amapá.
O consórcio vencedor ofereceu o desconto máximo sobre a tarifa permitido pelo edital (20%) e um valor de outorga equivalente a mais de R$ 930 milhões, com ágio de 1.760% sobre a oferta mínima. O bem sucedido leilão ocorreu um ano após a aprovação do novo marco legal do saneamento (Lei nº 14.026/2020), que trouxe maior segurança jurídica e competitividade aos investidores.
MP 1065/21 estabelece novo marco legal do transporte ferroviário
Como prometido pelo Ministro da Infraestrutura, o mês de setembro – que seria dedicado às ferrovias – teve início já com a medida provisória (MP) que instituiu o novo marco legal das ferrovias, tendo este como finalidade a alteração do atual regime jurídico (mais burocrático) do setor, permitindo a construção de novas ferrovias, podendo ser feitas por meio de uma autorização simplificada.
No atual sistema, as ferrovias eram consideradas de domínio público e só podiam ser operadas por um parceiro privado em regime de concessão ou permissão – via licitação, para construção e exploração de trechos. Contudo, houve a alteração do procedimento para prestação do serviço de transporte ferroviário como Operador Ferroviário Independente, sendo que, após apresentação de documentação exigida pela ANTT, a autorização será expedida automaticamente.
Ainda, nas ferrovias públicas, além do modelo atual de outorga por concessão, será permitida a outorga de forma mais simplificada, por “permissão”. Um possível problema que se vislumbra em relação à nova regulamentação é que, desde o ano de 2018, tramita no Senado um projeto de lei (261/2018) com intuito de também criar um novo marco regulatório do transporte ferroviário, com regras similares às da MP, o que pode levar à possível discussão do marco na Suprema Corte, como temos acompanhado em temas semelhantes.
Publicado edital de concessão da BR-381/262/MG/ES com estimativa de R$ 7,4 bilhões
Foi publicado no DOU, em 01/09, o edital de concessão da BR-381/262/MG/ES no trecho da BR-381/MG, com início em Belo Horizonte/MG, no cruzamento da BR-262/MG (Sabará/MG) com a BR-116/MG (Governador Valadares/MG), no trecho da BR-262/MG, entre o cruzamento com a BR-381/MG (João Monlevade/MG) até a Divisa MG/ES e no trecho da BR-262/ES, entre a divisa dos estados de Espírito Santo e Minas Gerais, até o entroncamento com a BR-101/ES (Viana/ES).
O leilão ocorrerá no modelo híbrido, combinando os critérios de menor tarifa e maior outorga. Dessa forma, o vencedor será o que oferecer o maior deságio na tarifa do pedágio, até o limite de 15,57%. O certame está previsto para o dia 25/11, a partir das 14h, na B3 (em São Paulo), sendo este, após a realização do leilão da rodovia BR-116/101/RJ/SP (Dutra – edital publicado em 17/08), o quarto leilão rodoviário conduzido pelo governo federal no ano de 2021.
20 de setembro de 2021
17 de setembro de 2024
10 de maio de 2022
19 de novembro de 2024
18 de novembro de 2024
12 de novembro de 2024