No dia 09 de julho de 2024, foi publicado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) o Ajuste SINIEF nº 14/24, o qual dispõe sobre os procedimentos de devolução simbólica decorrente da não entrega de mercadoria ao destinatário originário, e posterior operação de entrega de mercadoria a destinatário diverso.
Referido Ajuste SINIEF viabiliza a continuidade da entrega das mercadorias, sem que haja necessidade de um retorno físico dos bens em caso de não entrega, ou recusa, o que favorece o planejamento logístico das empresas.
Conforme texto do Ajuste SINIEF, nos casos de não entrega ou recusa de mercadoria pelo destinatário, o remetente deverá emitir uma Nota Fiscal Eletrônica – NF-e – de entrada simbólica, para fins de anulação da operação de saída original.
Nesta Nota Fiscal simbólica, devem conter, além dos demais requisitos exigidos, as mesmas informações da NF-e original de saída, bem como o texto “Entrada simbólica – Ajuste SINIEF 14/24” no campo “Natureza da Operação”, e “Procedimento autorizado pelo Ajuste SINIEF 14/24”, no campo de “Informações Adicionais de Interesse do Fisco”.
Posteriormente a emissão desta Nota Fiscal de entrada simbólica, e, para fins de seguir com a operação posterior de entrega, o contribuinte deverá emitir uma Nota Fiscal Eletrônica – NF-e de saída, a fim de possibilitar a circulação da nova operação.
Nesta Nota Fiscal de saída, devem conter, além dos demais requisitos exigidos, o texto “Procedimento autorizado pelo Ajuste SINIEF 14/24” no campo “Informações Adicionais de Interesse do Fisco”, além da menção do endereço de partida desta nova operação (isto é, endereço em que a mercadoria foi recusada, ou não entregue).
29 de julho de 2024
16 de janeiro de 2025
16 de janeiro de 2025
14 de janeiro de 2025
10 de janeiro de 2025