Em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Emenda Constitucional nº 132/2023, a Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 10 de julho, o texto base da Lei Complementar nº 68/24, que regulamenta a Reforma Tributária. O texto trata de diversos aspectos do novo IVA – Imposto sobre Valor Agregado, o qual substituirá o ICMS, ISS, PIS, COFINS, e parcialmente o IPI, e deverá ser recolhido na forma de três tributos distintos, quais sejam: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS).
Dentre as alterações propostas, a versão votada apresentou uma limitação da alíquota média dos tributos em 26,5%, bem como o aumento de 50% para 100% da devolução da CBS sobre as contas de energia elétrica, água, esgoto e gás natural.
Além disso, o texto aprovado também passou a incluir como bens isentos de tributação, pertencentes a cesta básica, as carnes, peixes, queijos e o sal. No mesmo sentido, os medicamentos que não tenham sido incluídos expressamente na listagem de alíquota zero da lei, terão redução de 60% da alíquota geral.
Por fim, a fim de incentivar o setor do turismo, também foi estabelecido que os turistas estrangeiros poderão receber de volta o proporcional dos tributos pagos sobre produtos adquiridos no Brasil, e embarcados em suas bagagens (similar ao programa Tax Free, o qual já é utilizado em países da Europa, por exemplo).
Referida aprovação do texto pela Câmara dos Deputados surge como um marco crucial na concretização da reforma tributária, a qual se espera que seja votada pelo Senado Federal ainda este ano.
12 de julho de 2024
16 de janeiro de 2025
16 de janeiro de 2025
10 de janeiro de 2025
14 de janeiro de 2025
7 de janeiro de 2025
30 de dezembro de 2024